quarta-feira, 31 de julho de 2013

Estranho, o Agente do Caos

Como comentei no post anterior, o “Saqueador de Charadas” marcou minha forma de ver o RPG – histórias livres, com enigmas e não necessariamente combates e com um vilão marcante, o Saqueador de Charadas. A partir dele criei um grande NPC nas minhas histórias, não necessariamente maligno ou benigno, mas o Agente do Caos.

V e Anarquia
Quando eu criei o Estranho, o Agente do Caos, ele foi inspirado no Saqueador e no Loki, deus nórdico da trapaça. O Estranho ganhou com o tempo características de anarquista revolucionário, que visava trazer o caos as estruturas dominantes, tanto benignas quanto malignas. Interessante que nessa época, lá para 94-95, ainda não havia ouvido falar do vilão Anarquia do Batman, nem no V de Vingança, no qual o ele foi inspirado. Porem eles devem ter influenciado por de forma oculta, quando algo te influencia sem mesmo você saber.




------------------------------------------------------------------------------------------------------
Um Doppelganger?

O Estranho

Muitas histórias existem sobre os feitos do Estranho, mas pouco se sabe sobre ele. Muitas origens são dadas a ele: um feiticeiro louco, um doppelganger, um antigo rei amaldiçoado, um avatar ou mesmo um deus obscuro do acaso! Uma criatura de planos caóticos que possui a incrível habilidade de mudar sua forma para uma variedade desconhecida de seres. Seus relatos são registrados desde os impérios mais antigos, sejam opressores ou não.


Mas é entre os pequeninos Harans que existe uma lenda bem diferente e perturbadora. Segundo os contos harans, o Estranho seria a sombra da Criação, a personificação do Destino. Para os pequeninos, o Destino é uma entidade caprichosa, que não gosta que alterem os desígnios, seja mortal ou imortal. Ainda segundo os Harans, o Estranho não tem corpo, ele é a sombra, e pode assim, assumir qualquer forma existente e até mesmo, tomar o corpo se um ser, que como eles dizem: “O Estranho tomou os seus passos”, ditado adaptado pelos Ahannis, “O Destino seguiu os seus passos”.

Seja como for, o Estranho é um ser sem uma raça definida. Ele pode assumir praticamente qualquer forma,
inclusive de estatuas e pilares. Ele também tem a habilidade de tomar o corpo de outros seres. Segundo os pequeninos, o Estranho não toma qualquer corpo, ele é uma entidade do Destino, ele somente toma o corpo de seres considerados “insignificantes”, os Agentes do Destino, como: uma camareira, um agricultor, um menino de rua, ou seja, aquele que menos se espera realizar algo maior.

Sobre as formas do Estranho, os pequeninos afirmam que todas as formas que ele assume ou corpo que toma, mas exóticas que sejam, possuem uma marca característica – a Marca do Destino. Claro que isto nunca foi provado, nem a forma e local. Eles o identificam pelo símbolo de máscara, pode ser uma dica.

Apesar de seus objetivos reais serem obscuros, o Estranho age sempre em direção ao Caos. Seja causando revoluções, crises, guerras, para o bem, ou mesmo para o mal. Ele não assume um lado nem se identifica como causador. Ele traz o acaso, e segundo suas lendas, ele sempre surge quando um governo se petrifica no poder, não dando ao povo a chance de mudar o “status quo”. Isto justifica a forma de vida nômade dos Harans, onde eles sempre afirmam: “Não nos envolvemos nas intrigas dos povos grandes, mas vivemos a sombra de suas ruínas”.

Alguns estudiosos mais céticos afirmam que é na verdade uma lenda, que é uma bode-expiatório para os diversos atentados, tomada de poder, movimentos revolucionados que ocorrem pelos reinos.


Em termo de jogo o Estranho pode ser qualquer coisa: um revolucionário anarquista, um feiticeiro louco, um Doppelganger, uma ideia personificada por várias pessoas, ou realmente, o Destino. Seja como for, o Mestre determina suas habilidades e poderes, já que ele pode assumir qualquer forma. Mas uma coisa é certa, o Estranho pode ser morto, o problema é que você conseguiu realmente matar o verdadeiro Estranho, ou um inocente, fruto do acaso.
Ganchos de Aventuras:
  1. Um Oráculo prevê um golpe! Um diplomata será assassinado e o estreito pacto de paz ruirá, levando a uma guerra trágica! Cabe aos heróis impedir este acontecimento! (Conhecimento Obscuro: O Diplomata é um feiticeiro maligno que pretende enfeitiçar e dominar o rei)
  2. Uma sábia cartomante haran pressente a aproximação do Estranho em suas cartas! O Destino agirá e a morte de uma família inteira é prevista. O grande problema é que um dos personagens será o agente! (Conhecimento Obscuro: A família é fornecedora de armas para uma revolta que pretende causar uma chacina e tomar as terras de várias famílias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário