Há 20 anos atrás tive contato com algo que mudou minha vida! Tinha 13
anos, já tinha gosto musical, já lia livros, já tinha preferencias do tipo de
cultura que gostava,..., mas aquele contato mudou minha vida! Sem muita
precisão, no segundo semestre de 1993 meu grande amigo Luiz levou até nosso
grupo de amigos 2 livretinhos que abriram minha mente para algo que eu já
sonhava... mas ali se realizava!
Sempre fui fã de mitologias, de histórias
medievais e fantásticas, jogos tipo Zelda e Golden Axe Warrior, gibis de Conan,
Asterix, Dreadstar, Thor e sempre escrevia histórias e criava brincadeiras e
jogos ambientado neste mundo,... porém, quando conheci o RPG, esta janela que
me permitia sonhar se tornaram grandes portas para um mundo de imaginação.
Então, no segundo semestre de 1993, fui
apresentado ao RPG... era dois livrinhos: "RPG - Aventuras
Fantásticas", uma introdução ao RPG e o fantástico "O Saqueador de
Charadas" um conjunto de 4 histórias interligadas que me apresentou o
primeiro vilão da minha vida como RPG, e que aliás, até hoje não tive
oportunidade de vencê-lo.
Este livros me trouxeram perspectivas
inimagináveis sobre jogos, interpretação, liberdade e imaginação. Todos aqueles
contos, jogos de heróis, recortes de bonecos se tornaram "brincadeiras de
criança" perto das possibilidades do RPG. Eu não jogava sozinho, mas em
grupo, as ações tinham consequência, tudo era possível e o mestre,.. ah o
mestre,.. ele tinha o mundo na mão,... a oportunidade de transformar toda
aquela criatividade, mitologia, histórias e contos em realidade... uma
realidade além das puras letras.
Jogamos primeiro o "RPG - Aventuras
Fantásticas" pois era a melhor introdução e eram duas aventuras estilo
masmorra - "O Poço dos Desejos" e "As Galerias Infernais de
Shaggradd". Nos divertimos muitos e o jogo lembrava muito os vídeo games
onde tínhamos de sair de um labirinto, mas era diferente, pois éramos nós,
nossas decisões, e previsíveis, como não entregar o tesouro a elfa negra no
final.
Mas "O Saqueador de Charadas"
foi um baque! Que aventura é aquela, principalmente para quem acabara de entrar
para o RPG. Apesar de um livros de Aventuras Fantásticas, ele dava aos
jogadores uma liberdade imensa: você estava livre na cidade, tinha que
investigar, negociar, lutar, viajar e etc. E o vilão? Saqueador de Charadas, um
agente do deus trapaceiro da sorte e do acaso que possuía dons camaleônicos
capaz de se passar por qualquer ser e coisa. Um vilão que testava-nos,
trapaceava e brincava com nossa cara, deixando pistas em forma de charadas.
Esse vilão foi tão marcante que influenciou na criação de um vilão em minhas
próprias aventuras.
Após o Luiz mestrar estas histórias (na
época era Eu, Luiz, Juninho e Marcos, João Paulo e Mário), eu decidi por criar
minhas próprias histórias e aventuras. Até hoje lembro da minha primeira
aventura, mestrada na mesa de dama na rua (para frente postarei ela). Aquilo
foi magnífico! Eu tinha criado um mundo (o qual desenvolvo até hoje)... e isso
era demais!
No final de 1993 eu comprei meu primeiro
livro jogo, que por sinal foi o melhor que já joguei... "O Calabouço da
Morte".. e continuei mestrando Aventuras Fantásticas até o início do ano
quando tive contato com o primeiro RPG maduro: Tagmar - O primeiro RPG
Brasileiro!! Continua...
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