segunda-feira, 29 de julho de 2013

Meus 20 anos de Aventuras Fantásticas (Parte 1)

Há 20 anos atrás tive contato com algo que mudou minha vida! Tinha 13 anos, já tinha gosto musical, já lia livros, já tinha preferencias do tipo de cultura que gostava,..., mas aquele contato mudou minha vida! Sem muita precisão, no segundo semestre de 1993 meu grande amigo Luiz levou até nosso grupo de amigos 2 livretinhos que abriram minha mente para algo que eu já sonhava... mas ali se realizava!

Sempre fui fã de mitologias, de histórias medievais e fantásticas, jogos tipo Zelda e Golden Axe Warrior, gibis de Conan, Asterix, Dreadstar, Thor e sempre escrevia histórias e criava brincadeiras e jogos ambientado neste mundo,... porém, quando conheci o RPG, esta janela que me permitia sonhar se tornaram grandes portas para um mundo de imaginação.
Então, no segundo semestre de 1993, fui apresentado ao RPG... era dois livrinhos: "RPG - Aventuras Fantásticas", uma introdução ao RPG e o fantástico "O Saqueador de Charadas" um conjunto de 4 histórias interligadas que me apresentou o primeiro vilão da minha vida como RPG, e que aliás, até hoje não tive oportunidade de vencê-lo.


Este livros me trouxeram perspectivas inimagináveis sobre jogos, interpretação, liberdade e imaginação. Todos aqueles contos, jogos de heróis, recortes de bonecos se tornaram "brincadeiras de criança" perto das possibilidades do RPG. Eu não jogava sozinho, mas em grupo, as ações tinham consequência, tudo era possível e o mestre,.. ah o mestre,.. ele tinha o mundo na mão,... a oportunidade de transformar toda aquela criatividade, mitologia, histórias e contos em realidade... uma realidade além das puras letras.

Jogamos primeiro o "RPG - Aventuras Fantásticas" pois era a melhor introdução e eram duas aventuras estilo masmorra - "O Poço dos Desejos" e "As Galerias Infernais de Shaggradd". Nos divertimos muitos e o jogo lembrava muito os vídeo games onde tínhamos de sair de um labirinto, mas era diferente, pois éramos nós, nossas decisões, e previsíveis, como não entregar o tesouro a elfa negra no final.


Mas "O Saqueador de Charadas" foi um baque! Que aventura é aquela, principalmente para quem acabara de entrar para o RPG. Apesar de um livros de Aventuras Fantásticas, ele dava aos jogadores uma liberdade imensa: você estava livre na cidade, tinha que investigar, negociar, lutar, viajar e etc. E o vilão? Saqueador de Charadas, um agente do deus trapaceiro da sorte e do acaso que possuía dons camaleônicos capaz de se passar por qualquer ser e coisa. Um vilão que testava-nos, trapaceava e brincava com nossa cara, deixando pistas em forma de charadas. Esse vilão foi tão marcante que influenciou na criação de um vilão em minhas próprias aventuras.

Após o Luiz mestrar estas histórias (na época era Eu, Luiz, Juninho e Marcos, João Paulo e Mário), eu decidi por criar minhas próprias histórias e aventuras. Até hoje lembro da minha primeira aventura, mestrada na mesa de dama na rua (para frente postarei ela). Aquilo foi magnífico! Eu tinha criado um mundo (o qual desenvolvo até hoje)... e isso era demais!


No final de 1993 eu comprei meu primeiro livro jogo, que por sinal foi o melhor que já joguei... "O Calabouço da Morte".. e continuei mestrando Aventuras Fantásticas até o início do ano quando tive contato com o primeiro RPG maduro: Tagmar - O primeiro RPG Brasileiro!! Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário