Como já havia anunciado, saiu hoje a última atualização do
playtest do D&D Next. E com este produto “final” posso dizer,
principalmente como fã, que estou muito satisfeito e esperando ansioso pela
versão final e definitiva desta nova edição do mais clássico RPG – Dungeons &
Dragons.
O D&D Next é como está sendo chamado esta nova versão do
D&D. Desde seu desenvolvimento já foram quatro grandes edições (e uma
pequenas edições de edições). Foi o Dungoens & Dragons (suas 5 edições Classic,
Basic, Red, White, Blue e além), o Advanced Dungeons & Dragons (1º, 2º e
remakers), o Dungeons & Dragons 3ª Edição (ou D20 com suas 3.Xs) e o
Dungeons & Dragons 4º Edição (só teve uma edição e o Essencial, que eu
saiba). Todas elas até hoje tem seus defensores que defendem arduamente como
sendo a “melhor edição” (fico com o AD&D 2ª Edição Revisada), e mesmo que
todos tenham razão, já que gosto não se discute, há um percepção ampla, até por
parte dos que jogam a 4ª Edição, que o D&D tem perdido “um pouco” (entre
aspas para não começar uma guerra) de sua identidade e se tornando um jogo maçante,
complexo e sem liberdade. Isto tem feito muitos jogadores antigos voltarem para
as edições antigas (movimento old school), para outras versões (Pathfinder) ou
abandonando o D&D. E isto é tão evidente que a própria Wizards decidiu relançar
edições antigas e vender pdfs de produtos fora de linha pois o mercado está
sedento enquanto a nova edição não fica pronta.
Então lá vem a Quinta Edição. Eu sou um cara bem positivo e
esperançoso, e acredito e aposto muito no sucesso desta nova edição. Como não
poderia, sou fã, e como tenho o D&D, o D20 e o 4E, pretendo ter o 5E (só
não tenho mais o AD&D porque o Rafael D12 levou). Estou por fora dos fóruns
para saber a expectativa desta edição, mas se depender de mim.
O D&D Next vem um objetivo grandioso de satisfazer os
fãs de todas as edições, fazendo o jogo se adaptar a sua forma de jogar. Todos sabemos
o quanto isto é impossível, mas vamos ver. Vendo os playtests tenho uma
impressão que o jogo, que no início era uma mistura de AD&D e D20, está
ganhando identidade própria (perdendo o AD&D), com regras novas, opções
novas, e nada daquela ideia de versões antigas, porém, considero ele mais
D&D que o 4E (não estou falando mal, joguei muito 4E). Consigo perceber
ainda muitas características do D20 e 4E, porem estão em nova roupagem.
Vamos então ao Playtest do D&D Next:
How to Play – traz as mecânicas básicas do jogo. As regras
são bem parecidas com o sistema D20. Alguns pontos importantes são os teste com
Vantagens e Desvantagens, onde se joga um dado extra e escolhe o maior (vantagem
ou menos (desvantagem); e a mecânica de Pontos de Vida e Recuperação, onde não
há pontos de vida negativo e o pv retorna da acordo com gasto/teste de seu Dado
de Vida (seria Healing Surge). Mecânicas adaptadas do 4E.
Character Creation – traz a sequência de criação de personagens
bem montada. Alguns pontos importantes são os Backgrounds, que me lembra muito
os kits lá do AD&D; e a tabela de evolução e XP, que está com os valores
bem reduzidos (250xp para passar do 1º para o 2º nível). Sempre fui a favor de
reduzir a quantidade de xp, não pela evolução rápida, mas para resumir a
quantidades de 0.
DM Guidelines – traz as regras do mestre. As dificuldades de
testes, tipos de testes, ambientes, encontros, situações, prêmios e etc.
Simples.
Races – traz uma boa descrição das raças principais: Anão,
Elfo, Halfling e Humano. Nesta versão do playtes vem com umas raças menos
usuais (somente mecânica): Dragonborn, Drow, Gnomo, Meio-Elfo, Meio-Orc,
Kender, Tiefling e Warforged. Como no 4E, nenhuma raça possui penalidade de
atributo.
Classes – É sem dúvida o documento mais importante do
playtest. Traz as regras das classes e suas evoluções. São as seguintes classes
no playtest: barbarian, bard, cleric, druid, fighter, mage, monk, paladin,
ranger e rogue. As classes estão todas montadas como do sistema D20, com o nível
e suas habilidades e magias, que são divididas em círculos. Gostei muito de
como ficou as classes. Uma característica importante agora é a especialização
da classes. Em um determinado nível você deve escolher que nuance de sua classe
você vai seguir, influenciando assim em suas habilidades futuras: são caminhos,
escolas, juramentos, religião, círculos e etc.
Multiclassing – Novo documento trazendo regras para
multi-classe. As regras são bem simples, bem igual o D20.
Backgrounds and Skills – traz as perícias agrupadas em
backgrounds, dando assim uma maior interação histórico x conhecimento. A grande
mudança dos playtests anteriores é o “Bônus de Proficiência”. Todos os testes,
incluindo o combate, é baseado em saber ou não saber. Se você sabe, você faz o
teste somando o bônus de proficiência, se não sabe, não soma e ainda rola
desvantagem. Isto é bem diferente no D&D (fora 4E), já que esta tabela de Bônus
de Proficiência é igual para todas as classes, e se eu entendi direito,
excluindo as variantes (atributos e habilidades) um mago com seu cajado saberá
lutar tão bem quanto um guerreiro com sua espada, com mesmo nível. Isto nunca
ocorreria em edições anteriores em seus Base Attack e Tac0.
Bestiary – traz algumas criaturas, com apenas suas dinâmicas.
Eles prometem dar bastante identidade e descrição as criaturas nesta edição. Espero
que sim, pois os Manuais de Monstros tem caído muito a qualidade desde o
AD&D.
Feats – É opcional. Toda a vez que o personagem ganhar
Aumento de Atributo ele poderá substituir o aumento por um Feat, dando assim
mais características próprias ao personagem. Tem alguns feats muito
interessantes.
Spells – Lista de magia bem simplificada. Eles mantiveram a
ideia de Ritual do 4E.
Equipment e Magic Items – Trazem listas de equipamentos e itens
mágicos.
Estou gostando muito, mesmo tendo perdido um pouco do clássico.
Estou ansioso esperando. E aproveitem para baixar o playtest. Com este material
dá para jogar até o nível 20 sem NENHUM problema. Para quem jogava FirstQuest e
D&D, este playtest é regra completa.
Só baixar no site da Dungeons & Dragons: http://www.wizards.com/dnd/
Ficha do D&D Next |
Po, Bacana esse modelo de ficha.. deve ficar como o oficial?
ResponderExcluirAcredito que não, mas talvez influencie na ficha final.
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