Aproveitando
a resenha do sistema Aventuras Fantásticas (AFF) e a matéria do Golden Axe,
postarei agora uma adaptação do jogo para o sistema. A história do jogo e os
ganchos para uma sequência de aventuras está no post anterior do Golden Axe.
Aqui adaptaremos as raças, regras para magia, inimigos, vilões, itens e outras
coisas.
Personagens
Jogadores:
No universo
de Golden Axe existem várias raças além da humana, que muitas vezes se
aventuram pelas terras de Yuria. Entre as raças possíveis de se jogar temos:
Humano – É o
povo que governa Yuria e as Highlands do norte. Pré-requisito: Nenhum; Características:
Normais.
Anão – É o
povo diminuto de guerreiros que habitam as montanhas e subterrâneos. Pré-requisito:
Habilidades Especiais Machado, Conhecimento do Subterrâneo e Visão no Escuro; Características:
Normais.
Elfo – É o
povo da floresta, um povo isolado, sábio e místico. Pré-requisito: Habilidade
Especial Arco e Flecha, Conhecimento das Florestas e Magia; Características:
Normais.
Gigante – Um
antigo povo poderoso que hoje só sobra povos das cavernas e escravos. São
fisicamente poderosos porem intelectualmente desprovidos. Pré-requisito: Visão
no Escuro e Força; Características: +3 em Energia e -2 em Sorte, inicia com
metade dos pontos de Habilidades Especiais.
Homem-Pantera
– Uma raça criada pelas mão do Príncipe das Trevas. Uma raça de caçadores e
assassinos perigosos. Pré-requisito: Garras, Acrobacia e Audição Excepcional; Características:
+2 em Sorte;
Centauro – Poderosa
raça de homens-cavalos que habitam os campos. Pré-requisito: Permissão do
Mestre (Não é uma raça recomendada); Modificador: +2 em Energia, Dobro do
Salto, -2 em Furtividade, -3 em Escalar com restrição.
Habilidades
Mágicas:
No jogo
Golden Axe não há um personagem verdadeiramente místico para se jogar, porem
eles existem, mesmo como inimigos. Não há restrição para jogar com um místico, porém
é aconselhável personagens xamãs ou sacerdotes.
Como
habilidade Especial extra, opcional, o mestre pode introduzir o “Poder Titã
Draconico”, o poder dos jarrinhos. Observação: esta habilidade foi criada para
recriar o ambiente de Golden Axe. O mestre deve avaliar se é interessante
utilizar esta Habilidade em suas aventuras.
A Habilidade
Especial “Poder Titã Draconico” deve ser comprado como qualquer habilidade,
porem o mestre deve decidir se o jogador poderá começar com a habilidade ou ele
deve procurar aprender nos confins da terras. Diferente de Magia, ao adquirir
pontos nessa habilidade o personagem não perderá pontos de Habilidade. Ele
receberá um novo atributo chamado Poder que inicia em 0 que será aumentado em 1
a cada vez que ele tomar um poção de mana, podendo acumular no máximo 1 de
Poder no nível 1 da Habilidade, 2 no nível 2, 4 no nível 3 e 6 no nível 4.
Ao aprender
o “Poder Titã Draconico”, o jogador deve escolher o elemento que o personagem
controlará: Fogo, Água, Terra e Ar.
Poder Titã Draconico: Fogo
- 1 de Poder: Bombas de Magma – Causa perda de 1 ponto de Energia nos alvos próximos;
- 3 de Poder: Vulcões – Causa perda de 3 ponto de Energia nos alvos próximos;
- 6 de Poder: Dragão de Fogo – Causa perda de 5 ponto de Energia nos alvos próximos.
Poder Titã Draconico: Água
- 1 de Poder: Ondas – Causa perda de 1 ponto de Energia nos alvos próximos;
- 3 de Poder: Tempestade de Gelo – Causa perda de 2 ponto de Energia nos alvos próximos e -2 na Habilidade em uma ação;
- 6 de Poder: Dragão de Gelo – Causa perda de 5 ponto de Energia nos alvos próximos.
Poder Titã Draconico: Terra
- 1 de Poder: Chuva de Pedras – Causa perda de 1 ponto de Energia nos alvos próximos;
- 3 de Poder: Terremoto – Causa perda de 2 ponto de Energia nos alvos próximos e derruba no chão;
- 6 de Poder: Dragão da Terra – Causa perda de 5 ponto de Energia nos alvos próximos.
Poder Titã Draconico: Ar
- 1 de Poder: Lufada de Ventos – Causa perda de 1 ponto de Energia nos alvos próximos;
- 3 de Poder: Tempestade de Relâmpagos – Causa perda de 3 ponto de Energia nos alvos próximos;
- 6 de Poder: Dragão da Tempestade – Causa perda de 5 ponto de Energia nos alvos próximos.
Lembre-se
que esse é um poder muito perigoso e deve se ter cuidado pelo usuário e pelo
mestre, restringindo a quantidade de poções azuis que eles possuem.
Inimigos e
Vilões:
No mundo
High-Fantasy de Golden Axe praticamente qualquer criatura do Out of the Pit é aceitável.
É um mundo de perigos e só depende da criatividade do mestre acrescentar as
criaturas. Agora veremos as estatísticas dos inimigos comuns nos jogos Golden
Axe:
Lobos
Gigantes – Hab 7; Ene 7 – Encontro: 1-6
Águia
Gigante – Hab 6; Ene 11 – Encontro: 1-2 – Águias do tamanho de um homem.
Aranha
Gigante – Hab 7 (Dois Ataques); Ene 8 – Encontro: 1
Árvores
Malignas – Hab 8; Ene 13 – Encontro: 1-3
Lagarto Gigante
– Hab 8; Ene 9 – Encontro: 1-2
Escorpião
Gigante – Hab 10 (Dois Ataques); Ene 10 – Encontro: 1
Longmoan –
Hab 7; Ene 6 – Encontrado: 1-6 – Batedores Mercenários de Clava
Heninger –
Hab 7; Ene 6 – Encontrado: 1-6 – Soldados Mercenários de Maça
Amazonas (Mulheres
Selvagens) – Hab 7; Ene 6 – Encontrado: 1-6 – Guerreiras Mercenárias de Machado
Irmãos Maus –
Hab 7; Ene 8 – Encontro: 1-2 – Gigantes de Marreta
Cavaleiros –
Hab 7; Ene 11 – Encontro: 1-2 – Cavaleiros de Armadura Completa
Anões
Mercenários – Hab 7; Ene 7 – Encontro: 1-6
Elfos da
Floresta – Hab 8; Ene 6 – Encontro: 1-3
Batedores Gigantes
(Nativos – Homens das Cavernas) – Hab 7; Ene 8 – Encontro: 1-3
Ladrão Gnomo
– Hab 7; Ene 5 – Encontro: 1-2
Homens-Lagartos
– Hab 8; Ene 8 – Encontro: 1-6
Licantropo: Lobisomem
– Hab 8 (Dois Ataques); Ene 9 – Encontro: 1
Homem-Pantera
– Hab 8; Ene 6 – Encontro: 1-3
Minotauro –
Hab 9 (Dois Ataques); Ene 9 – Encontro: 1
Troll – Hab 9
(Dois Ataques); Ene 9 – Encontro: 1-3
Soldados Esqueletos
– Hab 8; Ene 6 – Encontro: 1-6
Armadura
Viva – Hab 8; Ene 9 – Encontro: 1
Os seguintes
vilões são demasiadamente poderosos, cuidado ao utilizá-los:
Dragão
Vermelho – Hab 14 (Três Ataques); Ene 23 – Encontro: 1
Death Adder
Jr – Hab 8; Ene 10 – Encontro: Único
Death Adder –
Hab 11; Ene 14 – Encontro: Único
Death
Bringer – Hab 12; Ene 18 – Encontro: Único
Dark Gult – Hab
9; Ene 12 – Encontro: Único
Damud Hellbringer, Prince of
Darkness – Hab 12; Ene 20 – Encontro: Único
Montarias:
No universo
de Golden Axe o cavalo não é única forma de montaria, aliás, é bem mais comum
as outras montarias que os cavalos, que são usados para carga.
O Mestre
pode usar as regras normais de montaria para usar as montarias especiais de
Golden Axe, sendo assim, será necessário ter as Habilidades Especiais Cavalgar
(Criatura) e Combate Montado.
Uma regra
opcional para a utilização das montarias especiais é a seguinte: Qualquer um
pode montar sem Habilidade Especial. Todas as montarias possuem Energia 3. Quando
essa Energia acaba, o personagem desmonta e a montaria foge. A montaria possui
a mesma movimentação de um cavalo e possui um ataque especial específico. Par usar
o golpe da montaria, o jogador deve abdicar de seu ataque e usar o da besta.
Pé de
Galinha – Hab 6; Ene 3 – Dano 1/2/2/2/3/3/4
Dragão
Vermelho – Hab 10; Ene 3 – Dano 1/2/2/3/4/5/6
Equipamentos:
Poção de Poder – Ao beber a poção recupera 1 pnt de Poder
para o “Poder Titã Draconico”
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