terça-feira, 20 de agosto de 2013

Tagmar - Resenha

Enquanto me aventurava nos livros jogos e no sistema introdutório de Aventuras Fantástica, nas férias escolares da conclusão do meu 6º ano (final de 93 e início de 94), tive contato com o primeiro RPG maduro, Tagmar. Digo RPG maduro partido do que o próprio sistema FF dizia: “Uma Introdução ao RPG”. O AFF era um sistema simples, bem direto e restrito, nada que impedisse a diversão, porem o que o Tagmar trazia era algo bem maior.


Tagmar

Segundo consta, Tagmar foi o primeiro RPG nacional, lançado em 1991 pela editora GSA, mesmo ano em que foi traduzido pela Devir o GURPS. Tagmar foi inovador e ousado para o mercado nacional, que só conhecia os livros jogos e GURPS, porem este último um sistema avançado para os iniciantes brasileiros. Então, se você não vinha de um grupo que jogava RPG’s importados (D&D e AD&D) ou GURPS, Tagmar era uma ótima opção.

Quando conheci Tagmar em 93/94, além de ele ser avançado para mim, o contato foi rápido pois ele pertencia a um amigo do Luiz “Lu” o qual não tinha muito contato. Acabei por copiar várias características dele e aplicar no meu jogo de Aventuras Fantásticas. Fui jogar novamente Tagmar alguns meses depois com os amigos do Rogério, posteriormente conheci o Império, e bem depois, voltei a jogar com Anderson e o Rafael “Vulcão”.

O Jogo

Tagmar é um sistema de RPG bem clássico, com influencias claras de D&D e seus Rules Compendium, com ambientações própria de Fantasia Medieval, com características Tolkianas.

Comparado o AFF, o Tagmar possuía uma regra bem robusta e avançada. Diferente de AFF que possui apenas 3 atributos básicos, em que praticamente só se testava um deles para ação (Habilidade) e outro para situações (Sorte), Tagmar trazia 6 atributos básicos: Intelecto, Aura, Carisma, Força, Físico e Agilidade, os quais eram sorteados rolando três dados de dez faces (3d10) e somando apenas os dois maiores para cada atributo. Este valor possuía um valor de ajuste que seria somado a todos os testes no jogo, dependendo qual atributo fosse mais adequado.

Outra característica diferenciada de AFF e derivada clara de D&D era a presença das Classes Estereotipas, aqui chamadas de Profissões. Enquanto em AFF você poderia ser o que quisesse em sua mente, em Tagmar a profissão definiria sua vida para sempre. Eram classes típicas do D&D (AD&D): Guerreiro, Ladrão, Sacerdote, Mago, Rastreador e Bardo. Quantos as raças, vindas direto de Terra Média: Humanos, Anões, Pequeninos (Hobbit), Elfos Florestais, Elfos Dourados e Meio-Elfos; seguiam os moldes AD&D de conceder ajustes aos atributos e restringir as Profissões.

Uma coisa que me atraia muito no Tagmar era as suas Habilidades (Perícias). Achava bem mais funcional que os outros sistemas, divididas em Grupos: Subterfúgio, Influencia, Profissional, Manobra e Geral; que refletia o treinamento de cada profissão e dava uma liberdade maior que o AD&D.

Suas habilidades em Combate e Magia era baseado na Profissão, que lhe forneciam pontos para distribuir em que grupo de armas ele sabe usar e que magia ele sabe conjurar. Tanto a habilidade em armas e em magia possui níveis, que deve ser aumentado aplicando pontos que ganham com o avanço do nível do personagem. E sobre o nível do personagem, comum em muitos RPG’s, o que chama atenção é a conquista de XP (experiência), que não é conseguido matando bestas, mas sim, concedido pelo mestre segundo sua interpretação e missões cumpridas.

Diferenciando, o que marcava o Tagmar era a regra de testes e combates, dependente de uma Tabela de Resolução. O teste não era baseado na disputa contra o atributo (AFF) mas sim contra um nível de dificuldade. O jogador deveria determinar o valor do teste, baseado em seu atributo, e em alguma habilidade se aplicável, e comparado a Tabela de Resolução coloria da lhe informaria que tipo de sucesso você conseguiu. O mesmo era aplicado a combate e magia.

Famosa Tabela de Resolução Colorida
Uma grande inovação do Tagmar e a divisão dos Pontos de Vida, aqui chamado de Energia, em Física e Heroica. Esta inovação incrível conseguia representar e corrigir grandes equívocos do D&D. A Energia Física representa o corpo do personagem, o perigo real de morte, e a Energia Heroica representa o espírito aventureiro de evitar o perigo e absorção da armadura e escudo. No D&D um Guerreiro de 20 nível deveria ser estocado dezenas de vezes até morrer, enquanto em Tagmar, uma estocada pode ser suficiente para te matar, principalmente se rolar um crítico, algo bem marcante no jogo. E, no D&D, a armadura te torna mais difícil de acertar, como uma ideia equivoca de esquiva com armadura pesada, já no Tagmar, a armadura apenas absorve certa quantidade de dano que o personagem receber.

Quanto a ambientação, Tagmar é um mundo medieval fantástico típico, semelhante a Terra-Média, com criaturas, dragões, magias, itens mágicos e etc. Porém, apesar da ambientação ser bem interessante, ela é pouco explorada. Coisa que mudou com o lançamento de Império, uma expansão com ambiente baseado nos reinos persas, mesopotâmicos, fenícios e árabes. A ambientação de Império possui uma ambientação bem mais densa.

Muitas outras características tornaram o Tagmar um grande sistema, o qual sou muito fã. Já perdi muitos personagens nas rolagens críticas do mestre, ou nas aventuras hardcores do Rafael “Vulcão”. Mas o sistema acabou sendo cancelado com o fechamento da GSA em 97.

Tagmar 2

Mas a história do primeiro RPD Brasileiro não parou por ai. Em 2004 o projeto do Tagmar 2 foi lançado em modelo aberto e gratuito na net. As regras foram revistas, atualizadas, porém, tudo aquilo que transformou o Tagmar em um sucesso permaneceu.

Já joguei muito Tagmar 2, tive oportunidade de jogar na mesa do Marcelo Rodrigues (um dos criadores do Tagmar e quem mantem o Tagmar 2 indo para frente) e inclusive ele já participou de um evento nosso no Nação RPG. O projeto permanece até hoje e aconselho muito a todos conhecerem Tagmar, um símbolo para nós brasileiros rpgístas e, além de primeiro, o melhor rpg nacional.


Para conhecer o Tagmar 2, visitem o site: http://www.tagmar2.com.br/default.aspx


3 comentários:

  1. eu joguei com o anderson na padaria do camino do padre

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  2. Você me contou esta história uma vez... Porem só nos reencontramos graças no RPG foi na época D&D para AD&D! Você lembra quando foi?

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  3. A pergunta é....vai mestrar quando?

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